Come-cotas: será que essa tributação afeta a sua previdência privada?

Saiba mais sobre como esse recolhimento funciona e onde ele é cobrado.

Todo fim de ano eles aparecem: o show especial do cantor famoso que vai passar na TV. O convite imperdível para o amigo-secreto do trabalho. E claro, tem também aquele seu parente, lá de Piracicaba, que já ligou avisando que está vindo de mala e cuia para as festas de dezembro.

 

Até aqui, só coisa boa. Mas outra coisa que também aparece nessa época, e que não é boa para muitos investidores, é um tributo conhecido como “come-cotas”. Se você nunca ouviu falar dele, a gente te explica tudo aqui.

 

Come-cotas: uma antecipação do IR
Apesar do nome engraçado, o “come-cotas” é o apelido que se dá a uma cobrança antecipada do Imposto de Renda sobre aplicações em fundos de investimento. Ela acontece sempre duas vezes por ano: uma no último dia de maio e outra no último dia de novembro.

 

Como o próprio nome sugere, esse recolhimento é feito pela redução das cotas desses fundos de investimento. Não importa se as aplicações são de curto ou longo prazo: o come-cotas aparece e leva cotas do investimento, cobrando um percentual de 15% sobre os rendimentos.

 

A boa notícia para você que possui uma previdência Brasilprev:
seu plano PGBL ou VGBL está livre desse tipo de cobrança 😉

 

Apesar do seu plano ser formado por cotas em fundos de investimento, ele segue outra tributação, cobrada somente no resgate antecipado ou no recebimento do seu benefício. A evolução dos seus rendimentos segue mês a mês, rendendo de acordo com o seu perfil de investimento, sem ter o come-cotas – uma visita um pouco indesejada, não é mesmo?

 

Olha as nossas dicas:

  • Fique sempre de olho na evolução da rentabilidade dos seus fundos: consulte o extrato da sua previdência, disponível nos canais digitais BB e Brasilprev e nos caixas eletrônicos do Banco do Brasil.

 

  • E para você, de perfil mais conservador: com a Taxa Selic em queda, as rentabilidades em fundos de renda fixa estão mais baixas. É um bom momento para buscar fundos um pouco mais arrojados – temos boas opções em renda fixa com rendimentos mais atrativos para a sua previdência. Para saber todas as opções de fundos disponíveis para você, fale com seu gerente BB.

 

Por fim, pode ligar a TV e esperar a visita do seu parente sem sustos nesse fim de ano. Seus investimentos em previdência privada estão a salvo do come-cotas. E o nosso trabalho aqui continua sendo o mesmo: te ajudar a construir seu futuro com tranquilidade, sempre de um jeito simples e descomplicado.

Gostou? Veja notícias similares