Blog Brasilprev

Aprenda com um time especializado sobre previdência privada, fundos de investimentos e tributos, além de ficar por dentro das principais notícias do mercado econômico.

banner

O que são fundos de investimento?

Entenda o que são fundos de investimento, veja como eles funcionam e conheça as opções disponíveis na Brasilprev.

Você sabe o que são fundos de investimento?

Essa é uma excelente opção para diversificar a sua carteira de investimentos — especialmente em momentos de baixa na taxa Selic, uma vez que grande parte das aplicações em renda fixa têm a rentabilidade atrelada a ela. 

Neste artigo, entenda melhor o que essa modalidade e veja como aplicar!

O que são fundos de investimento?

Os fundos de investimento são uma modalidade de aplicação financeira coletiva, funcionando como uma espécie de “condomínio”. Na prática, isso significa que eles reúnem recursos de diversos investidores para aplicar em um conjunto de ativos.  

A principal vantagem desse modelo de investimento é a possibilidade de adentrar mercados que seriam complicados sozinho — principalmente para investidores iniciantes. 

Como funciona um fundo de investimento?

O funcionamento dos fundos de investimento não é complicado de entender. Basta trazer para um exemplo rotineiro. 

Imagine que seu grupo de amigos combinou de fazer um churrasco no fim de semana. Para comprar a carne e os outros ingredientes do almoço, cada um contribui com um valor proporcional ao que pretende consumir. 

Depois de juntar todos os valores, para facilitar a logística, uma pessoa fica responsável por fazer as compras. 

Os fundos de investimento funcionam exatamente dessa mesma forma!

No caso dos fundos, eles são divididos em cotas, que são partes porcentuais. O preço dessas parcelas varia de acordo com a valorização dos ativos, o que influencia diretamente no rendimento dos investidores. 

Portanto, se um investidor tem R$100 mil para aplicar em um fundo que cada cota custa R$ 1 mil, ele será dono de 100 “pedaços” deste condomínio.

Ainda nesse cenário, duas figuras são muito importantes — assim como no exemplo do churrasco:

  • o administrador: é responsável pela criação e a manutenção do fundo. É ele quem aprova o regulamento e propõe a política do a aplicação, além de atender os cotistas. Seria a pessoal que organiza o churrasco, por exemplo;
  • o gestor: é quem efetivamente toma as decisões de investimento com base no acordado entre os cotistas e o administrador. No nosso exemplo, é a pessoa que compra a carne e faz o orçamento. 

Por conta desses serviços, é comum a cobrança de duas taxas principais:

  • de administração: tem o objetivo de remunerar o administrador pelo funcionamento do fundo;
  • de performance: só é paga quando a rentabilidade do fundo supera um valor de rentabilidade referência, como uma forma de recompensar o gestor. 

Apesar de todos os fundos funcionarem mais ou menos desse mesmo jeito, existe uma variedade de tipos.

Tipos de fundos de investimento

Os fundos de investimento se diferenciam de acordo com os tipos de ativos e aplicações que predominam na carteira. Alguns dos principais e mais conhecidos são os seguintes. 

Cambial

É reconhecido como fundo cambial aquele em que se investe, pelo menos, 800% dos recursos em ativos que têm como principal fator de risco a variação da taxa de câmbio

De ações 

No mínimo 67% dos recursos devem ser investidos em ativos de renda variável, como as ações negociadas na Bolsa de Valores, por exemplo.

De renda fixa 

No caso desses fundos, até 80% das aplicações devem ser direcionadas a produtos de renda fixa, como títulos do Tesouro Direito, que têm um baixo risco de mercado. Por este motivo, esse é considerado um dos fundos mais conservadores. 

Multimercados

Diferente dos casos acima, nos fundos multimercados, não existe uma regra quanto ao percentual de aplicação destinado a cada ativo. Sendo assim, o gestor é livre para escolher entre diferentes produtos. 

Caso você queira aplicar nesse tipo de investimento, a Brasilprev tem algumas opções. 

Fundos de investimento disponíveis na Brasilprev

O portfólio de fundos de investimento da Brasilprev alia boas perspectivas de rentabilidade com segurança, confiabilidade e respeito ao momento de vida de cada cliente. São eles:

Fundos de investimento de renda fixa

  • Ativo Crédito Privado: títulos de Renda Fixa nacionais e internacionais e em crédito privado;
  • Concept: vinculado ao índice de inflação.

Fundos de investimento multimercado

  • Multimercado Premium: combina estratégias de renda fixa, crédito privado, investimento no exterior e uma parcela de até 30% em renda variável;
  • Long Bias Plus: permite alocar até 70% dos seus investimentos em renda variável (com aplicações em ações, por exemplo);
  • Fundos Espelho: feitos em parceria com as gestoras de investimentos AZ Quest, Absolute, JGP Asset Management, Claritas, Canvas e Adam Capital;
  • Multigestor: gerido pela Brasilprev junto à BBDTVM — empresa líder em fundos de investimento do país e uma das maiores da América Latina —, é uma mescla de fundos espelho das gestoras parceiras.

Entre em contato agora com seu consultor Brasilprev ou seu gerente BB e saiba mais sobre as essas opções de fundos de investimento para o seu plano de previdência!

Este conteúdo foi útil?

Gostou? Veja notícias similares

Whatsapp - Brasilprev