Blog Brasilprev

Tudo sobre previdência privada e mercado financeiro, para quem já investe ou deseja começar!

banner

Previdência privada oferece segurança financeira para empreendedores

A previdência privada é um tipo de investimento que tem sido cada vez mais procurado por pequenos em médios empresários que desejam garantir um futuro financeiro mais seguro.

Isso acontece porque, diferentemente da previdência pública, a previdência privada permite que você faça aportes mensais ou esporádicos em fundos de investimento que serão utilizados para garantir o complemento de sua aposentadoria ou para outros fins, como educação dos filhos, compra de imóveis, entre outros.

No Brasil, existem duas modalidades de previdência: a pública e a privada. A primeira, é obrigatória aos trabalhadores em regime CLT e é atrelada ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), órgão que recolhe as contribuições direto da folha de pagamento de cada contribuinte. Já a previdência privada é um produto que pode ser contratado de forma opcional e ajuda, inclusive, a complementar o benefício público.

As vantagens da previdência privada

Para os empreendedores, que muitas vezes não têm acesso a um plano de previdência por meio de suas empresas, a previdência privada é uma excelente opção. Uma vez que, ao investir neste produto, a pessoa que possui sua própria empresa tem a oportunidade de garantir uma renda fixa no futuro, mesmo que o seu negócio passe por oscilações inesperadas.

Além disso, a previdência privada permite que o empreendedor tenha maior controle sobre seus investimentos, podendo escolher o tipo de fundo que melhor se adequa ao seu perfil de investidor. Dessa forma, é possível optar, por exemplo, por fundos mais conservadores, que oferecem menor risco, ou por fundos mais arrojados, que oferecem maior potencial de retorno.

Muito além da aposentadoria

Outra vantagem da previdência privada para os empreendedores é a possibilidade de planejamento sucessório. Ao contratar um plano de previdência privada, o empreendedor pode indicar seus herdeiros como beneficiários do plano, garantindo que o patrimônio acumulado seja transferido para as próximas gerações com maior segurança e tranquilidade.

Transição de carreira

Abrir um negócio é uma tarefa que exige muito planejamento e muitas pessoas conciliam seus empregos formais com a vida de empreendedor. Nesses casos, o objetivo costuma ser manter a segurança da carteira assinada enquanto tenta alavancar seu negócio. Mas a previdência também pode acompanhar nesta transição. Em situações em que a pessoa tinha um plano empresarial, por meio da empresa empregadora, e resolve deixar a companhia, é possível manter o plano de previdência e continuar, por conta própria, contribuindo para uma reserva financeira segura.

Da mesma forma, se você atingiu seus objetivos como empreendedor e o seu negócio se estabilizou e está crescendo, é possível pensar em um Plano Empresarial para os funcionários.

Com todos esses fatores, a previdência privada torna-se uma excelente opção para empreendedores que desejam garantir um futuro financeiro mais seguro e ter maior controle sobre seus investimentos. Por isso, se você é um empreendedor, não deixe de considerar aderir a um plano como parte de sua estratégia financeira.

Conheça as possibilidades da Brasilprev.

Este conteúdo foi útil?

Gostou? Veja notícias similares

Whatsapp - Brasilprev