Blog Brasilprev

Aprenda com um time especializado sobre previdência privada, fundos de investimentos e tributos, além de ficar por dentro das principais notícias do mercado econômico.

banner

Quais são os melhores investimentos a longo prazo?

Os investimentos a longo prazo são aplicações que serão resgatadas após um período de tempo definido, dando maior previsibilidade e constância ao investidor. Saiba mais sobre o assunto e conheça alguns tipos de investimentos neste artigo.

Existem diversas estratégias no mundo das finanças e dos investimentos a longo prazo que podem contribuir para a jornada do investidor que se planeja para alcançar algumas metas de vida, como comprar uma casa ou ter uma aposentadoria tranquila, por exemplo.
Por isso, neste artigo, você conhecerá algumas das melhores aplicações para alcançar os seus objetivos. Boa leitura!

Como funcionam os investimentos a longo prazo?

Investimentos a longo prazo são aplicações que serão resgatadas depois de alguns anos. Geralmente, o tempo mínimo costuma ser de cinco anos e esse período pode se estender por até 30 anos. Para realizar esse tipo de negócio, é importante entender que o dinheiro aplicado não será demandado em pouco tempo.

Por que investir a longo prazo?

Os investimentos a longo prazo trazem uma rentabilidade maior do que os de curto prazo, principalmente quando você reinveste seus ganhos e mantém uma constância nas suas aplicações por conta dos juros compostos, que funcionam com a adição de juros à soma de um empréstimo ou depósito. De forma simples, seriam juros sobre o principal mais juros.

Qual o melhor tipo de investimento a longo prazo?

Confira algumas possibilidades de investimento a longo prazo:

1. Previdência privada

A previdência privada é um dos investimentos a longo prazo e funciona como uma alternativa paralela à aposentadoria paga pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), autarquia do Governo responsável pelo benefício.

Esta é uma opção viável para quem quer garantir um futuro financeiro confortável. Com ela, são feitos aportes periódicos durante um intervalo de tempo determinado no seu planejamento e o valor é resgatado após um prazo. Ambas as variáveis são combinadas no ato da contratação do plano.

Com a Brasilprev, empresa líder de mercado neste segmento, você pode fazer uma simulação de previdência privada para entender como esse investimento funciona. Além disso, optando pelos nossos serviços, você usufrui de vantagens como:

aportes que são definidos a partir de quanto cabe no seu bolso;
flexibilidade e personalização para atingir seu objetivo;
incentivo do hábito de poupar;
desconto de até 12% do Imposto de Renda na modalidade PGBL.

2. Tesouro direto

É possível investir no tesouro direto com aplicações de no mínimo R$ 30, você sabia? Esse é o principal caminho para quem deseja contar com riscos baixos e funciona basicamente como um empréstimo que você faz ao Governo Federal. Na prática, você estará comprando títulos públicos e a administração pública do país estará devolvendo o valor com juros.

Os tipos de títulos são:

  • tesouro prefixado: tem uma taxa fixa de rentabilidade pré-estabelecida apresentada no momento do investimento;
  • tesouro prefixado com juros: semelhante ao anterior, mas com uma taxa de juros paga a cada seis meses;
  • tesouro Selic: acompanha uma taxa variável com a taxa Selic e possui liquidez diária;
  • tesouro IPCA+ com juros: além de pagar a taxa da inflação, esse título paga uma taxa prefixada adicional, tornando a rentabilidade maior do que a inflação;
  • tesouro IPCA+: possui liquidez mais baixa e o pagamento acontece apenas na data de vencimento, ótimo para quem busca criar uma aposentadoria.  

3. LCIs e LCAs

Uma boa opção de renda fixa são os LCI e LCA, que se referem ao crédito imobiliário e ao agronegócio, respectivamente.

Com isso, você basicamente empresta dinheiro para alguma instituição financeira e recebe juros em cima da aplicação com uma liquidez menor. Elas possuem resgates a partir de 90 dias das aplicações ou exclusivamente na data de vencimento.

Existem três tipos principais de investimentos:

  • letras prefixadas: a taxa de juros é definida no ato da aplicação;
  • pós-fixadas: definida com base na CDI e pode mudar ao longo do tempo;
  • com base na inflação: conta com parcela prefixada e outra pós.

Conseguiu compreender quais são os melhores investimentos a longo prazo? Comece a poupar pensando no seu futuro, conheça os planos de previdência privada da Brasilprev e usufrua de todas as vantagens, focando no conforto para o seu futuro.

Este conteúdo foi útil?

Gostou? Veja notícias similares

Whatsapp - Brasilprev