Blog Brasilprev

Aprenda com um time especializado sobre previdência privada, fundos de investimentos e tributos, além de ficar por dentro das principais notícias do mercado econômico.

banner

O que é risco de liquidez e como evitá-lo?

O risco de liquidez é o risco de um investidor não conseguir vender um determinado ativo dentro do prazo necessário. Isso pode gerar grandes prejuízos, mas existem formas de fugir dessa situação. Saiba como!

O risco de liquidez pode ser entendido como o risco de não conseguir quitar ou resgatar um determinado investimento dentro do prazo desejado. Essa é uma das situações mais comuns às quais o bolso do investidor está sujeito. 

Entretanto, apesar da sua relevância, esse fator costuma ser ignorado em algumas situações e faz com que muito dinheiro seja perdido!

Quer saber mais sobre o assunto e entender como evitar prejuízos? Continue lendo o artigo. 

 O que é risco de liquidez? 

A liquidez pode ser entendida como a capacidade de transformar um ativo em dinheiro. Dessa forma, quanto mais rápido e fácil for vender esse bem, entende-se que maior será o retorno financeiro. 

Sendo assim, didaticamente, nas situações de risco o investidor tem a possibilidade prejuízo a não conseguir concretizar uma venda. 

Entenda melhor sobre o assunto: 

Um exemplo de risco de liquidez 

Os imóveis são um bom exemplo de investimento com risco de liquidez. Imagine que você tem um dinheiro em caixa e deseja aplicar  no mercado imobiliário. Neste caso,  o seu consultor oferece duas opções: 

  • na primeira, você adquire 5 imóveis de R$ 200 mil;
  • na segunda, um andar de um prédio comercial por R$ 500 mil.

Se o seu objetivo é lucrar com aluguel, qual opção representa o menor risco? 

Nessa situação, os 5 imóveis apresentam menor risco do que o andar de prédio comercial por um simples fator: possuem maior facilidade para locação. 

Como reduzir risco de liquidez?

O primeiro passo para reduzir o risco de liquidez é se aprofundar no produto que deseja investir. Mas, para além disso, existem outras dicas que você pode seguir: 

1. Diversifique a sua carteira de investimentos 

Manter a carteira de investimentos diversificada, variando na classe de ativos em que se aplica  é muito importante. Isso porque, com esse cuidado, você vai poder liquidar ao menos parte da carteira, caso haja necessidade. 

 2. Informe-se constantemente sobre o mercado

Acompanhar o mercado relacionado ao seu investimento ou aplicação é muito significativo, pois proporciona maior previsibilidade e possibilita fugir de alguns ricos. 

É importante lembrar que existem fundos de investimentos em que o resgate é D+30, ou seja, você só receberá o dinheiro após 30 dias da solicitação do resgate.

  3. Tenha uma reserva de emergência com alta liquidez 

A reserva de emergência deve ter uma alta liquidez e de preferência ser aplicada em investimentos de renda fixa. Essa é uma boa maneira de se proteger contra os riscos uma vez que esse tipo de aplicação dá uma previsibilidade maior do quanto e quando você receberá. 

 4. Cuide das suas finanças pessoais 

Ter um bom planejamento financeiro fará toda a diferença e se as suas finanças pessoais estiverem em equilíbrio, junto aos outros cuidados citados, o risco de liquidez vai estar praticamente eliminado. 

Nesse sentido, você pode contar com a BrasilPrev para encontrar os melhores investimentos e fugir dos riscos de liquidez. Conheça os novos fundos de investimento da BrasilPrev e saiba como rever as suas estratégias. Além disso, tire todas as suas dúvidas pelos canais de atendimento

 

Este conteúdo foi útil?

Gostou? Veja notícias similares

Whatsapp - Brasilprev