Blog Brasilprev

Aprenda com um time especializado sobre previdência privada, fundos de investimentos e tributos, além de ficar por dentro das principais notícias do mercado econômico.

banner

Saiba Como A Taxa Selic Afeta A Economia

A taxa Selic é conhecida como a taxa de juros básica no país e seu aumento ou queda tem impactos diretos no dia a dia da população. Leia o artigo para entender como ela afeta a economia!

Volta e meia a taxa Selic vira notícia e é certo que você já deve ter ouvido sobre ela. Esse indicador define os juros básicos no país e, por essa razão, é tão importante para a economia. 

E, justamente por servir como base é que ela afeta tanto a vida das pessoas, pois sua variação pode trazer impactos nos rendimentos das pessoas, na inflação, IPCA e etc. 

Entenda como essa taxa afeta a economia neste artigo!

Como a taxa Selic afeta a economia?

Antes de entender como esse indicador afeta a economia, pode ser que você esteja se perguntando o que é a taxa Selic, certo? 

Esse índice abrevia o nome do Sistema Especial de Liquidação e Custódia. A taxa foi estabelecida em 1979, como uma estratégia para ajudar o governo do país a controlar a inflação. Ela é definida a cada 45 dias, em reuniões do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom). 

Isso posto, como essa porcentagem afeta a economia? Como já dito, o indicador é a taxa de juros básica no país e, por isso, influencia diretamente:

  • nos juros aplicados em operações de crédito, como financiamentos e empréstimos;
  • no rendimento de aplicações, pois quando a Selic está alta os investidores conseguem melhores resultados;
  • oscilação em outras taxas, como IPCA;
  • etc.

Então, quando ela alcança altos patamares, é comum que o consumo também caia, pois as pessoas tendem a fazer compras a prazo com uma cautela maior, por conta dos juros e do valor dos produtos. Assim, com a queda na demanda, as empresas são “forçadas” a diminuir o preço dos produtos e melhorar as condições de negociação, beneficiando a população. 

 A taxa Selic afeta os investimentos?

A resposta é, sim! A taxa Selic costuma afetar em especial as aplicações em renda fixa, em que a rentabilidade normalmente está atrelada. E, por isso, tornou-se mais evidente a necessidade de construir um portfólio de investimentos diversificado, combinando perfil de risco aos objetivos do investidor.

Em decorrência disso, para obter um retorno otimizado, recomenda-se buscar alternativas em ativos de maior risco. A diversificação e o balanceamento de portfólio, montando uma carteira com diferentes fundos, se mostra cada vez mais relevante na construção de retornos consistentes no longo prazo.

Neste momento, é importante ressaltar que as oscilações de preços no mercado financeiro também nos mostram um novo período de oportunidades para comprar bons ativos a preços mais atrativos, considerando todas as classes de investimento.

Além disso, é preciso entender a importância da disciplina na composição da carteira e estar disposto a passar pelas oscilações de curto prazo, assim aumentamos as chances de que os objetivos sejam alcançados no longo prazo.

Se interessou, então leia esse artigo sobre como a Brasilprev pode te ajudar a diversificar sua carteira de investimentos

Este conteúdo foi útil?

Gostou? Veja notícias similares

Whatsapp - Brasilprev