Blog Brasilprev

Aprenda com um time especializado sobre previdência privada, fundos de investimentos e tributos, além de ficar por dentro das principais notícias do mercado econômico.

banner

Medo De Perder Dinheiro: Como Superar O Receio De Investir?

Entenda como o medo de perder dinheiro pode atrapalhar suas decisões financeiras e prejudicar os seus investimentos.

Se você já brincou de tirar a sorte com palitinhos de dentes ou participou de um jogo de roleta com seus filhos, entende que a cada jogada temos que avaliar nossas chances, certo? O mesmo acontece no mundo financeiro só que, nesse cenário, o medo de perder dinheiro pode ser um problema. 

Afinal, as decisões que envolvem investimentos normalmente não são fáceis, pois contam com cálculos de probabilidade que nem sempre estamos acostumados a fazer. Mas como superar esse receio para garantir bons resultados a longo prazo? 

Leia o artigo para descobrir! 

O que é o medo de perder dinheiro ao investir?

Todo mundo tem medo de perder dinheiro, certo? Mas você sabe o que esse receio diz respeito no mundo dos investimentos? 

De um jeito bem simples, podemos dizer que ele normalmente está relacionado a uma insegurança em relação às flutuações do mercado financeiro — como não saber se a bolsa vai cair, o dólar descer, entre outros.

Conforme Daniel Kahneman, teórico da Economia Comportamental e ganhador do prêmio Nobel de Economia de 2002, esse fenômeno se explica na Teoria da Perspectiva, que mostra como somos muito mais sensíveis às perdas do que aos ganhos. 

Para se ter uma ideia, segundo esse conceito, a dor que sentimos quando perdemos algo é mais de duas vezes maior do que a alegria que temos quando ganhamos a mesma coisa. 

Por isso, fazemos de tudo para evitar as perdas, mesmo que em alguns isso signifique arriscar mais ou tomar decisões não racionais, como deixar de investir e ter um planejamento financeiro bem estruturado para a aposentadoria.

Claro que esses medos são justificáveis, mas muitas vezes vem de uma resposta inconsciente ou mesmo são originados pela falta de educação financeira e de organização nas finanças pessoais.

Como lidar com o medo de perder dinheiro e começar a investir?

O primeiro passo para se libertar desse medo de perder dinheiro para começar a planejar seu futuro é entender como a diversificação dos investimentos é, sim, uma ação interessante. Afinal, existem inúmeras aplicações que rendem muito mais do que a poupança, por exemplo.

Tendo isso em mente, fica muito mais fácil tomar a decisão de investir! E você não precisa fazer isso sozinho, viu?

Para escolher a melhor carteira, é possível contar com o apoio de empresas especializadas, como a Brasilprev, que tem consultores de investimento prontos para avaliar seu perfil de investidor e encontrar a aplicação que melhor se enquadra ao seu objetivo.

Lembre-se de que incertezas e oscilações são frequentes, mas que, com planejamento e tranquilidade, você terá resultados excelentes a curto, médio e longo prazo. 

E, agora que você já sabe o que precisa fazer para se livrar do medo de perder dinheiro, que tal entender melhor como funcionam o que é o investimento em renda fixa e porque ele é uma boa opção para quem deseja se planejar para o futuro? 

Este conteúdo foi útil?

Gostou? Veja notícias similares

Whatsapp - Brasilprev