Blog Brasilprev

Aprenda com um time especializado sobre previdência privada, fundos de investimentos e tributos, além de ficar por dentro das principais notícias do mercado econômico.

banner

Como declarar previdência privada no Imposto de Renda?

Veja o passo a passo de como declarar previdência privada no Imposto de Renda e se prepare para ficar em dia com o leão. Leia agora o artigo.

Todos os anos, o contribuinte com rendimentos tributáveis com valor igual ou superior ao estabelecido pela Receita Federal precisa ficar em dia com o leão. E, nessa hora, pode surgir aquela dúvida: “como declarar previdência privada no Imposto de Renda?”

Para esclarecer essa dúvida, a Brasilprev preparou um passo a passo para que o processo de preenchimento desse documento seja mais fácil para você. Continue a leitura!

Veja como declarar previdência privada no Imposto de Renda

O Imposto de Renda é uma obrigação de grande parte dos brasileiros anualmente. Ainda assim, há quem tenha dúvidas na hora de prestar contas ao leão, especialmente aqueles que possuem investimentos a longo prazo.  

Se você faz parte desse time, confira o passo a passo de como declarar previdência privada no Imposto de Renda e veja como é simples! Se preferir, acesse nosso simulador de imposto de renda e confira a vantagem tributária que um plano PGBL pode oferecer.

1º passo – Tenha seu Informe de Rendimentos à mão

Antes de tudo, você precisa ter o seu Informe de Rendimentos. Este é um documento que mostra a situação do seu plano no ano anterior ao corrente — que é o ano base para a declaração. 

Se ainda não estiver com ele em mãos, é muito fácil conseguir:

  • Salve o número do WhatsApp da Brasilprev em seu celular: 11 4004 7170.
  • Depois, envie um “Oi” e, após receber a lista das opções disponíveis no canal, digite “Informe de Rendimentos” e selecione a opção “Receber informe”.

Pronto, com o seu arquivo baixado você já pode começar! E, lembre-se, também é possível obter o documento através dos nossos outros canais de atendimento, como:

  • Central de Relacionamento Brasilprev
  • SAC Brasilprev
  • Site e aplicativo Brasilprev
  • Site e aplicativo BB
  • e Agências BB.

2º passo – Baixe o programa da Receita Federal

O segundo passo é fazer o download do programa do IRPF, disponível no site da Receita Federal. 

Se quiser, você também pode declarar o IR pelo celular, com o app Meu Imposto de Renda, disponível em sua loja de aplicativos.

3º passo – Identifique o tipo de plano (PGBL ou VGBL) 

Agora que já está tudo pronto, uma pergunta: você tem um plano PGBL ou VGBL?

Se for PGBL e seu tipo de declaração for o modelo completo, é possível deduzir até 12% do valor total dos rendimentos brutos que são tributáveis do ano. O caminho é o seguinte: 

  • Pagamentos Efetuados > Novo > 36 – Previdência Complementar > Preencha os campos com os dados que estão no seu informe.

Caso seu plano seja VGBL, os passos são diferentes: 

  • Bens e direitos > Novo > 99. Outros Bens e Direitos> 06. VGBL – Vida Gerador de Benefício Livre> Os dados da Brasilprev.

Atenção: o nome do plano estará escrito no campo Discriminação. Ali, é preciso informar o saldo que você tinha em cada uma das datas, nos campos de situação.

Você também pode estar se questionando: “E se eu resgatei alguma parte do meu plano ou recebi um valor isento? Vou ter que declarar no IR?”. A tributação que você escolheu irá ditar os caminhos:

  • Progressiva: acesse Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica > Informe o valor do imposto que ficou retido na fonte;
  • Regressiva: siga para Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva > Outros para inserir o valor dos rendimentos;
  • Se for isenção: clique em Rendimentos Isentos e Não Tributáveis > Escolha o item 3 para os valores nominais do VGBL e item 26 para contribuições feitas antes de 1996.

Ficou mais fácil entender de que forma declarar a previdência privada, certo? E, se você é uma pessoa mais visual, que tal ver o vídeo que a Brasilprev preparou para ajudá-lo a entender como declarar previdência privada no Imposto de Renda? Assista abaixo: 

PLANO VGBL

PLANO PGBL

 

E, não esqueça, normalmente há um prazo para ficar em dia com o leão. Então, não é ideal deixar para preencher o documento na última hora. Em caso de dúvidas, conte sempre com a Brasilprev! 

Se você tem outras dúvidas, acesse a Central de Ajuda da Brasilprev e encontre a resposta para seus questionamentos!

Este conteúdo foi útil?

Gostou? Veja notícias similares

Whatsapp - Brasilprev