Como declarar a previdência privada no Imposto de Renda?
Veja o passo a passo de como declarar previdência privada no Imposto de Renda e se prepare para ficar em dia com o leão. Leia agora o artigo.
Todos os anos, o contribuinte com rendimentos tributáveis com valor igual ou superior ao estabelecido pela Receita Federal precisa ficar em dia com o leão. E, nessa hora, pode surgir aquela dúvida: “como declarar previdência privada no Imposto de Renda?”
Para esclarecer essa dúvida, a Brasilprev preparou um passo a passo para que o processo de preenchimento desse documento seja mais fácil para você. Continue a leitura!
Veja como declarar previdência privada no Imposto de Renda
O Imposto de Renda é uma obrigação de grande parte dos brasileiros anualmente. Ainda assim, há quem tenha dúvidas na hora de prestar contas ao leão, especialmente aqueles que possuem investimentos a longo prazo.
Se você faz parte desse time, confira o passo a passo de como declarar previdência privada no Imposto de Renda e veja como é simples! Se preferir, acesse nosso simulador de imposto de renda e confira a vantagem tributária que um plano PGBL pode oferecer.
1º passo – Tenha seu Informe de Rendimentos à mão
Antes de tudo, você precisa ter o seu Informe de Rendimentos. Este é um documento que mostra a situação do seu plano no ano anterior ao corrente — que é o ano base para a declaração.
Se ainda não estiver com ele em mãos, é muito fácil conseguir:
- Salve o número do WhatsApp da Brasilprev em seu celular: 11 4004 7170.
- Depois, envie um “Oi” e, após receber a lista das opções disponíveis no canal, digite “Informe de Rendimentos” e selecione a opção “Receber informe”.
Pronto, com o seu arquivo baixado você já pode começar! E, lembre-se, também é possível obter o documento através dos nossos outros canais de atendimento, como:
- Central de Relacionamento Brasilprev
- SAC Brasilprev
- Site e aplicativo Brasilprev
- Site e aplicativo BB
- e Agências BB.
2º passo – Baixe o programa da Receita Federal
O segundo passo é fazer o download do programa do IRPF, disponível no site da Receita Federal.
Se quiser, você também pode declarar o IR pelo celular, com o app Meu Imposto de Renda, disponível em sua loja de aplicativos.
3º passo – Identifique o tipo de plano (PGBL ou VGBL)
Agora que já está tudo pronto, uma pergunta: você tem um plano PGBL ou VGBL?
Se for PGBL e seu tipo de declaração for o modelo completo, é possível deduzir até 12% do valor total dos rendimentos brutos que são tributáveis do ano. O caminho é o seguinte:
- Pagamentos Efetuados > Novo > 36 – Previdência Complementar > Preencha os campos com os dados que estão no seu informe.
Caso seu plano seja VGBL, os passos são diferentes:
- Bens e direitos > Novo > 99. Outros Bens e Direitos> 06. VGBL – Vida Gerador de Benefício Livre> Os dados da Brasilprev.
Atenção: o nome do plano estará escrito no campo Discriminação. Ali, é preciso informar o saldo que você tinha em cada uma das datas, nos campos de situação.
Você também pode estar se questionando: “E se eu resgatei alguma parte do meu plano ou recebi um valor isento? Vou ter que declarar no IR?”. A tributação que você escolheu irá ditar os caminhos:
- Progressiva: acesse Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica > Informe o valor do imposto que ficou retido na fonte;
- Regressiva: siga para Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva > Outros para inserir o valor dos rendimentos;
- Se for isenção: clique em Rendimentos Isentos e Não Tributáveis > Escolha o item 3 para os valores nominais do VGBL e item 26 para contribuições feitas antes de 1996.
Ficou mais fácil entender de que forma declarar a previdência privada, certo? E, se você é uma pessoa mais visual, que tal ver o vídeo que a Brasilprev preparou para ajudá-lo a entender como declarar previdência privada no Imposto de Renda? Assista abaixo:
E, não esqueça, normalmente há um prazo para ficar em dia com o leão. Então, não é ideal deixar para preencher o documento na última hora. Em caso de dúvidas, conte sempre com a Brasilprev!
Se você tem outras dúvidas, acesse a Central de Ajuda da Brasilprev e encontre a resposta para seus questionamentos!
Gostou? Veja notícias similares
3 curiosidades sobre a rentabilidade da sua previdência privada
Na hora de pensar sobre o rendimento da previdência privada surgem diversos questionamentos. Para te ajudar reunimos, em um só artigo, as três principais dúvidas sobre o assunto. Saiba mais.
Como investir em carteira recomendada?
Está buscando como investir em carteira recomendada? Com essa opção, analistas do mercado financeiro indicam as melhores ações para incluir nos seus investimentos partindo do seu perfil e objetivos. Saiba como a Brasilprev pode te ajudar.
PGBL ou VGBL: Diferenças E Qual É A Melhor Opção?
PGBL ou VGBL? Antes de escolher seu plano de previdência privada, é fundamental entender as principais diferenças entre essas duas opções.