Blog Brasilprev

Aprenda com um time especializado sobre previdência privada, fundos de investimentos e tributos, além de ficar por dentro das principais notícias do mercado econômico.

banner

Por decisão unanime, Copom corta taxa Selic de 12,25% para 11,75% ao ano

Comunicado do comitê dá indícios de novos cortes para o ano de 2024

Pela quarta reunião seguida, o Copom (Comitê de Política Monetária) decidiu na última quarta-feira, 13, reduzir a taxa Selic de 12,25% para 11,75%.

No comunicado que foi divulgado após o encontro, o comitê projeta novos cortes da Selic em 0,5 ponto percentual para a próxima reunião, programada para acontecer nos dias 30 e 31 de janeiro de 2024.

“Em se confirmando o cenário esperado, os membros do Comitê, unanimemente, anteveem redução de mesma magnitude nas próximas reuniões e avaliam que esse é o ritmo apropriado para manter a política monetária contracionista necessária para o processo desinflacionário”.

O que é a taxa Selic?

A Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia) é a taxa básica de juros da economia brasileira que serve como referência para a definição das taxas de juros de empréstimos e investimentos em todo o país. A taxa é utilizada como instrumento de controle da inflação e de estímulo ao crescimento econômico. Quanto maior a taxa Selic, maior a remuneração dos investimentos em renda fixa e maior o custo dos empréstimos.

Entenda mais neste artigo.

 

Veja abaixo, como a Selic se comportou nos últimos meses.

Leia também:
Saiba como a taxa Selic afeta a economia
Taxa Selic e rendimentos de aplicações — qual é a relação?
Como A Selic Afeta A Previdência Privada?

Este conteúdo foi útil?

Gostou? Veja notícias similares

Whatsapp - Brasilprev