Blog Brasilprev

Aprenda com um time especializado sobre previdência privada, fundos de investimentos e tributos, além de ficar por dentro das principais notícias do mercado econômico.

banner

Entenda O Que É O Risco De Inflação E Seus Impactos

Você sabe o que o risco de inflação causa no seu bolso? Leia o artigo, entenda sobre isso e descubra mais sobre esse índice.

Na prática, podemos dizer que o conceito do risco de inflação diz respeito à probabilidade desse índice ultrapassar os limites do intervalo de tolerância da meta estabelecida pelo Governo Federal. 

Apesar de muito presente no nosso dia a dia, muitas pessoas ainda têm dificuldade em compreender o que é essa taxa e quais problemas ela pode gerar nas nossas atividades diárias se estiver alta. 

Para ajudá-lo a entender sobre o assunto, a Brasilprev preparou esse artigo. 

O que é a inflação? 

Conforme a definição do Banco Central, a inflação pode ser entendida como o aumento dos preços de bens e serviços. Mais do que isso, ela implica na diminuição do poder de compra da moeda.

A medição é feita de acordo com os índices de preços e, no Brasil, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é o valor utilizado no sistema de metas para a inflação.

Quais são as causas da inflação? 

De forma bem simples, é possível dizer que a inflação pode ter uma série de causas. A principal e mais comum delas é a monetária, que é quando o governo realiza a impressão de dinheiro para “pagar as contas”.

Ela também pode ser causada por um desajuste entre a oferta e demanda por bens e serviços. Além disso, a concorrência escassa em um mesmo segmento da economia, também pode colaborar para o aumento desse índice, já que poucas empresas têm o poder de regular a oferta e, ainda, determinar os preços dos ativos.

Os custos de produção, que podem ser repassados para o consumidor quando há matéria-prima insuficiente, também podem causá-la, assim como a estagnação de políticas que fazem com que os valores continuem subindo.

Qual é o risco de inflação alta?

Como já dito, o risco de inflação alta se relaciona com a ultrapassagem dos limites de tolerância da meta estabelecida pelo Governo Federal. Isso significa que a métrica fica acima, mesmo que um pouco, da expectativa definida no início de cada novo ano fiscal.

Ela ocorre quando alguma das causas citadas anteriormente desencadeia um crescimento nesse índice. O problema disso é que ela impacta diretamente na cesta de consumo da população e, também, nos investimentos. Afinal, esse índice mede a desvalorização gradual do dinheiro. 

Confira o vídeo sobre o assunto: 

Entendeu o que é inflação e como o risco dela impacta seu dia a dia? Então, aproveite para ler mais sobre como o estado busca controlar essa subida de preços com a política monetária.

Este conteúdo foi útil?

Gostou? Veja notícias similares

Whatsapp - Brasilprev