Como lidar com a instabilidade no mercado financeiro?
A pandemia de covid-19 fez com que o mundo todo passasse por uma grave crise sanitária. Isso trouxe uma grande instabilidade no mercado financeiro e, no Brasil, vemos um aumento do desemprego e diminuição do poder de compra. Saiba qual é o melhor caminho para se blindar.
Estamos passando por um momento de instabilidade no mercado financeiro, onde a variação dos preços dos ativos, também chamada de volatilidade, tem gerado algumas incertezas em relação ao futuro.
Mas o que fazer para proteger os seus investimentos? Nesse artigo a gente te conta! Boa leitura.
Qual impacto da pandemia de Covid-19 na instabilidade no mercado financeiro?
O avanço da vacinação contra a Covid-19 trouxe uma grande perspectiva para a retomada econômica em 2022. Apesar disso, desde março de 2020, quando o isolamento social causado pela pandemia começou, mais de 600 mil empresas fecharam as portas no Brasil, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).
Isso fez com que o desemprego atingisse 11,1% da população em 2022, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa somatória de fatores trouxe oscilações nas negociações e investimentos.
Por fim, em meio a esse cenário, o relatório de mercado do Banco Central aponta as projeções seguintes para 2023:
- inflação: 7,89%;
- índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA): 4,1%;
- taxa selic: 13,25%.
O que é instabilidade no mercado financeiro?
A instabilidade no mercado financeiro se dá como consequência de momentos de crise em um país ou no mundo. Com isso, ela pode ser configurada de várias maneiras e em diversas proporções, trazendo reflexos para diferentes setores.
A economia no geral não lida bem com incertezas, sejam políticas ou financeiras, nacionais ou vindas de um conjunto de países. Esse receio se dá por fatores como:
- segurança em relação a aplicações financeiras;
- produção interna;
- câmbio.
A pandemia da covid-19 é um exemplo disso, pois além da crise financeira, houve uma grande crise de saúde pública que afetou todo o mundo.
Com isso, vimos um impacto enorme na inflação, no Produto Interno Bruto (PIB) e na produção de matérias-primas, trazendo consequências generalizadas no funcionamento do país.
Como a instabilidade no mercado financeiro impacta nos investimentos?
O período de instabilidade no mercado financeiro traz reflexos também para os investimentos. Saiba como isso afeta a renda fixa e variável:
Renda fixa
Essa classe de investimentos possui características bem definidas e, de forma geral, oferece segurança e previsibilidade para os investidores, uma vez que a rentabilidade já é prevista no momento do aporte.
Apesar disso, os períodos de instabilidade podem afetar a rentabilidade real. Esse conceito é caracterizado pelo aumento de preços de produtos e serviços ao consumidor, calculado pelo IPCA.
Um dos efeitos da inflação é diminuir o poder de compra da moeda, e nesse sentido, ela também impacta na rentabilidade dos títulos de renda fixa.
Outro fator de influência é o risco de crédito, já que os títulos podem se tornar mais arriscados por aumentarem a possibilidade do emissor falir ou se tornar insolvente, deixando de pagar os investidores.
Renda variável
Na renda variável não há previsibilidade em relação à rentabilidade dos investimentos. Os ativos, fundos e derivados têm oscilações conforme diversos fatores, como oferta e demanda, perspectivas de mercado, entre outros.
Essas variações podem trazer lucro ao investidor, mas também levar ao prejuízo. Um deles é o de resgatar o dinheiro no momento em que o preço da cotação está menor em relação à compra.
Se proteja da instabilidade no mercado financeiro investindo no seu futuro
A previdência privada é um investimento a longo prazo, que vai enfrentar momentos de incerteza, mas que tem como objetivo principal poupar para o seu futuro.
Com a BrasilPrev você tem credibilidade e segurança de uma empresa líder de mercado e conta com toda a solidez do Banco do Brasil, uma das marcas mais respeitadas do mercado financeiro, para lidar com as instabilidade.
Faça agora a sua simulação de previdência privada e saiba a melhor maneira de se proteger das incertezas e focar no seu futuro!
Gostou? Veja notícias similares
3 curiosidades sobre a rentabilidade da sua previdência privada
Na hora de pensar sobre o rendimento da previdência privada surgem diversos questionamentos. Para te ajudar reunimos, em um só artigo, as três principais dúvidas sobre o assunto. Saiba mais.
Como investir em carteira recomendada?
Está buscando como investir em carteira recomendada? Com essa opção, analistas do mercado financeiro indicam as melhores ações para incluir nos seus investimentos partindo do seu perfil e objetivos. Saiba como a Brasilprev pode te ajudar.
PGBL ou VGBL: Diferenças E Qual É A Melhor Opção?
PGBL ou VGBL? Antes de escolher seu plano de previdência privada, é fundamental entender as principais diferenças entre essas duas opções.