Blog Brasilprev

Aprenda com um time especializado sobre previdência privada, fundos de investimentos e tributos, além de ficar por dentro das principais notícias do mercado econômico.

banner

Como tomar decisões baseadas em dados no mercado financeiro?

Entenda, no artigo, como tomar decisões baseadas em dados de forma mais assertiva e com mais segurança.

Você já ouviu falar da cultura data driven? Esse conceito diz respeito ao processo de tomada de decisão baseada em dados. Ele é muito utilizado no contexto de empresas que procuram fazer escolhas mais estratégicas e assertivas enquanto diminuem os riscos que correm. 

Mas o que isso tem a ver com o seu caso?

Como investidor, você é um “negócio” individual. Assim como no caso dos empreendedores, as oscilações do mercado também te afetam. Por isso, se guiar por informações concretas te ajuda a tomar melhores decisões de investimento

Entenda mais no artigo!

O que significa tomada de decisão baseada em dados? 

Como você definiria o seu processo de escolhas financeiras hoje? Racional ou nem tanto assim?

Diferente do que se pode pensar, e na contramão da teoria econômica tradicional, os estudos de Finanças Comportamentais mostram que as nossas determinações são bem menos lógicas do que gostaríamos. Normalmente, elas são influenciadas por vieses e heurísticas, que são “atalhos” criados pela nossa mente para facilitar o nosso trabalho. 

Isso significa que, na hora de tomar decisões, nossa cabeça traz à tona aquilo que acreditamos ser melhor e mais adequado de acordo com as regras culturais vigentes. Por outro lado, se resolvermos agir de modo diferente do que a nossa mente considera como conveniente, nos sentiremos culpados. 

Vamos imaginar que você foi criado em uma família que sempre te disse que o melhor e mais seguro investimento é a caderneta de poupança. Você sempre viu seus pais investirem assim e, por muitos anos, ouviu que essa era a melhor estratégia para cuidar do seu dinheiro.

Depois de tanto ouvir isso, essa ideia acaba se tornando uma verdade interna, uma convicção. Você realmente passa a acreditar nisso. Aí, quando chegar a sua vez de decidir onde aplicar o seu dinheiro, adivinha o que você vai escolher? A poupança.

A tomada de decisão baseada em dados tem por objetivo romper com esse ciclo, nos reajustando das ilusões cognitivas que nós criamos.

Qual é a importância de tomar decisões baseadas em dados?

Quando você adota um mindset data-driven, deixa de lado os achismos e passa a fazer as suas escolhas de investimentos de acordo com fatos. E, contra dados, não há argumentos. 

Dessa forma, suas decisões de investimento se tornam mais certeiras e você consegue:

  • antecipar tendências ou problemas e se preparar para eles;
  • estar à frente de outros investidores;
  • ter melhores resultados e mais segurança.

Como usar dados para tomar decisões?

Se você está pensando que o mercado de investimentos é imprevisível e, por isso, não dá para ter essa assertividade toda, precisa conhecer alguns indicadores de mercados que podem te guiar nessas decisões, além de entender a metodologia por trás do pensamento data-driven.

Saiba melhor a seguir.  

1. Faça uma pergunta

Olhar um monte de dados sem saber o que procura não vai te ajudar a tomar decisões melhores. Por isso, antes de começar a buscar informações, você precisa definir exatamente o que quer descobrir. 

Para começar, você deve, antes de mais nada, definir o seu perfil de investidor, os seus objetivos e o prazo em que pretende cumpri-los. Depois disso, você pode se fazer os seguintes questionamentos:

  • qual é o melhor investimento para fazer o meu dinheiro render e comprar um carro à vista  daqui a cinco anos?
  • qual é a melhor aplicação para conseguir me aposentar antes dos 60?
  • se eu aplicar X reais ao mês nesse ativo, quanto terei daqui a Y anos?

Essas são algumas ideias para te ajudar a formular as suas próprias metas.

2. Defina indicadores

Assim que tiver as duas perguntas, defina os indicadores que vão te ajudar a chegar em uma resposta. Quando se trata do mercado financeiro, os mais básicos são:

Além desses, você pode analisar outros indicadores de mercado que sejam mais relativos ao produto em que deseja aplicar como:

A análise desses pontos também vai te dar uma visão de como está o cenário atual. 

3. Dê espaço para opiniões diversas 

Vimos que é natural que a sua opinião seja enviesada por coisas que você já ouviu. Mas, para a tomada de decisão baseada em dados, será necessário se tornar mais aberto a informações que contradizem o seu pensamento. Isso pode ser bom para te dar perspectivas que ainda não tenha notado. 

Neste momento, é válido contar com a opinião de especialistas. Na Brasilprev, por exemplo, nossos consultores financeiros fazem reportes periódicos aos investidores a fim de guiá-los na melhor escolha. 

4. Selecione a melhor opção 

Por fim, depois de analisar as suas opções, é hora de finalizar a sua tomada de decisão baseada em dados. Faça a escolha que melhor atende ao seu propósito e momento de vida. Mas atenção: o processo não acaba por aqui. 

Depois de se decidir, é o momento de fazer o monitoramento desses investimentos e acompanhar o seu andamento. Dessa forma, caso o cenário mude, você tem tempo para acompanhar. 

O segredo para ter sucesso no mercado financeiro e nas suas aplicações é abandonar os achismos e adotar a tomada de decisão com base em dados. Por isso, já passou da hora de você contar com uma consultoria especializada que te ajude nisso. 

Veja como funciona a carteira sugerida da Brasilprev e de que forma  os nossos consultores trabalham para te oferecer as melhores opções de investimento. 

Este conteúdo foi útil?

Gostou? Veja notícias similares

Whatsapp - Brasilprev