Blog Brasilprev

Aprenda com um time especializado sobre previdência privada, fundos de investimentos e tributos, além de ficar por dentro das principais notícias do mercado econômico.

banner

Rentabilidade Do Plano De Previdência: Por Que Ela Oscila?

Descubra o que está por trás do “sobe e desce” na rentabilidade do plano de previdência e o que você deve fazer com seus investimentos agora.

A rentabilidade do plano de previdência faz com que inúmeras pessoas busquem essa modalidade de investimento a longo prazo, que também é bastante segura e, por isso, muito atrativa. No entanto, pode ser que você venha notando ou note no futuro algumas oscilações nos seus rendimentos. 

Muito disso se deve ao cenário global, em que o mercado econômico como um todo tem sido afetado por grandes questões internas, como a pandemia e a chegada das eleições, e externas como a guerra na Ucrânia. 

Entenda, neste artigo, ao que a rentabilidade está ligada e porque resgatar seu dinheiro pode trazer prejuízos ao seu bolso. 

Ao que está atrelada a rentabilidade do plano de previdência?

A rentabilidade do plano de previdência está atrelada a alguns fatores, como o tipo de estratégia adotada por você ao escolher pelo seu plano. Além disso, ela está diretamente ligada às taxas de juros estabelecidas pelo Governo Federal, como a Selic e o IPCA.

Assim, quando elas oscilam para controlar o risco de inflação, por exemplo, impactam diretamente na sua aplicação. E, recentemente, isso tem ocorrido com mais frequência por conta dos fatores adversos que vêm sendo enfrentados tanto aqui como em todo o mundo. 

Mas, lembre-se: todo investimento está sujeito a riscos. A boa notícia é que a oscilação em fundos de previdência é passageira, já que é um ativo com volatilidade, e a tendência é que seja diluída no decorrer do tempo de aplicação.

Por que não resgatar seu dinheiro em tempos de crise?

Como dito anteriormente, a desvalorização é passageira e tanto o mercado quanto o retorno da aplicação tendem a se recuperar. Ao resgatar seu dinheiro antes do prazo estipulado, você estará prejudicando a rentabilidade do plano de previdência privada. 

Afinal, “sair” significa “vender” seu investimento por um preço menor do que aquele que você “adquiriu”. E isso não é bom negócio, não é? Então, tenha foco no longo prazo! 

Verifique as rentabilidades obtidas em períodos maiores, de 24 ou 36 meses anteriores, e veja como o tempo faz diferença na sua previdência.

Rentabilidade descomplicada é na Brasilprev

Para garantir que seus investimentos estejam sendo tratados por especialistas, conte com a Brasilprev. Assim você garante um suporte toda vez que a oscilação em fundos de previdência estiver ocorrendo. 

E, se você ainda tem dúvidas sobre o assunto, confira o vídeo que preparamos para tratar exclusivamente sobre esse tema: 

 

Este conteúdo foi útil?

Gostou? Veja notícias similares

Whatsapp - Brasilprev